O Toque de São Bento Grande; é muito importante, pois acompanha qualquer tipo de jogo, além de ser ideal para o acompanhamento dos toques corrido. é um toque intermediario entre o toque de Angola e o Toque de São Bento Grande.
O Toque de Yuna, executado através do Berimbau viola, é o toque ritual, pois , só é admitido sua execução quando dois capoeristas experientes, geralmente mestres, vão "vadiar", exigindo uma perfeita coordenação dos movimentos que só é adquiida depois de muitos anos na prática da capoeiragem.
TOQUE DE BENGUELA; era usado para acompanhar o "jogo de faca" hoje extinto era um determinado jogo de capoeira onde um ou dois capoeristas empunhavam uma faca , lutavam ou simulavam uma briga entre si.
O Toque de Cavalaria ;é um toque de aviso e não para ser usado em jogo de capoeira, antigamente, quando os capoeristas eram perseguidos, criou-se o Esquadrão de Cavalaria de Guarda Nacional que teve, numa determinada época , como incumbência maior, combatê-los. Daí originou o Toque de Cavalaria. Um capoerista ficava com um berimbau em uma colina ou numa esquina, um pouco distante de onde formava-se a roda de capoeira e, quando a Cavalaria da Guarda Nacional aproximava-se , o capoerista que estava vigiando dava início ao Toque do mesmo nome, avisando aos camaradas que fugiam ou então se preparavam para enfrenta-los em violentas batalhas.
O Toque de Samba de Angola; só é usado para a execução do samba de roda e do samba duro. No samba de roda, enquanto os instrumentos tocam, o povo dança ,à maneira dos africanos , aos pares ou em grupo. No samba duro, que só é permitido para homens, enquanto sambam aplicam rasteiras entre si.
O Toque de Apanha Laranja no chão tico-tico; nas festas de Santa Bárbara, era usado para o "torneio" que consistia no seguinte: dois capoeristas exibiam-se tentando apanhar com a boca um lenço branco que era jogado no meio da roda, consagrando-se vencedor, aquele que o apanhava O referido toque é acompanhado da melodia do mesmo nome, que originou-se deu uma brincadeira de roda, muito conhecida em rodas que tem a presença de mestres antigos que botam uma cédula no meio da roda e começam a jogar em busca dela.
VOCÊ SABIA?
ANGOLA: É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
SÃO BENTO GRANDE: Toque para jogo de dentro ligeiro, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
SÃO BENTO PEQUENO: Toque para jogo de dentro médio, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.
TOQUES DE CAPOEIRA REGIONAL SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.
BANGUELA: Toque para jogo compassado, curtido, malicioso e floreado. Jogode dentro, corpo a corpo. Treinado para defesa de arma branca.
CAVALARIA: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
OUTROS TOQUES: Estes e outros toques que não foram citados, são toques usados para florear, enfeitar, e dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.É essencial a um bom capoeira que domine com perfeição todos os toques que conseguir.
IÚNA: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
SANTA MARIA: É o toque para anunciar jogo de navalha; os capoeiristas seguram cada um uma navalha no pé ou na mão e jogam uma capoeira lenta e mandingada. Jogo preso com muitas fintadas, invertidas e "crocodilagens".
JOGO DE DENTRO: Toque muito rápido que exige que os capoeiristas joguem o mais próximo possível um do outro. Alguns grupos usam este toque para o encerramento da roda, com " jogo de compra" entre os jogadores e que é acompanhado por palmas. Nesse momento,em nossas rodas, não é necessário cantar, para que a atenção da assistência fique ainda mais concentrada nos jogadores, além do que, deixe também em evidência, o "swing" da bateria.
ANGOLINHA: É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.
LAMENTO: É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.
AMAZONAS É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
MACULELÊ: É o toque usado para a "Dança do Maculelê", ou para o jogo do porrete, faca ou facão.
IDALINA: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.
SAMBA DE RODA: Como o próprio nome sugere, é um toque onde as mulheres da roda começam a sambar e mostrar, de forma sutil, toda sua sensualidade, o que é muito convidativo para que os capoeiristas "caiam" no samba. Geralmente usa-se após o encerramento da roda.
GEGY: É um toque vigoroso. O jogo da capoeira é em Angola, a diferença está no toque do berimbau, no repique, onde predomina a influência do Gegy-Nagô.
DANDARA: Criação de Silvio Acarajé em homenagem às mulheres que praticam capoeira.Dandara de acordo com os registros de Palmares foi o grande amor de Zumbi, o Rei dos Quilombos dos Palmares
.AVISO: Toque de despedida da roda na qual os capoeiristas jogam de forma livre com ginga e saltos incluido o jogo solo para finalizar
O toque do berimbau é que determina o tipo de jogo na roda.
No jogo de angola os jogadores devem esperar abaixados ao pé do berimbau quando é cantada uma ladainha.
Os cânticos mais utilizados na capoeira são: Ladainha, Quadra, Chula e corrido
Ladainha ;
É cantada em ritmo lento, o coro repetindo o refrão independente do trecho entoado pelo cantador. A ladainha conta uma história, com uma oração longa entrecortadas pelo refrão.
Quadra
Ela identifica a capoeira regional, é cantada no toque mais rápido. A quadra, como o próprio nome diz, é cantada em 4 versos, feitos de forma rimada, com um fecho sobre o tema abordado. Termina sempre com uma chamada ou advertência ao coro como: “Camará”, “Aruandê”, “Volta do mundo”, entre outras.
Chula;
Curto improviso de apresentação entoado pelo cantador como introdução aos corridos ou às ladainhas.
Corrido ;
É cantado de forma breve com resposta imediata do coral.
A seguir, os toques usados com mais freqüência na capoeira angola e regional:
MESTRE PASTINHA
São Bento Grande
São Bento Pequeno
Angola
Santa Maria
Cavalaria
Amazonas
Iúna
MESTRE BIMBA
São Bento Grande
Benguela
Cavalaria
Santa Maria
Amazonas
Iúna
Idalina
hino da capoeira